Menu

Transplante Capilar

O tipo de calvície e as expectativas do paciente têm que ser muito bem analisadas e discutidas entre ele e seu médico, que com sua experiência e conhecimento sugerirá a técnica mais adequada para obter o melhor resultado e isso é variável entre diferentes pacientes.

Técnica FUE.

Como funciona

Retirada dos Folículos:
A retirada dos folículos da área doadora é feita através de dispositivos chamados "punch", que são pequenas hastes ocas com a ponta laminada, parecidos com uma agulha de seringa, mas especialmente desenvolvidos para retirar os folículos diretamente da área doadora do couro cabeludo. No local de onde o folículo foi extraído, fica uma pequena incisão circular que irá fechar naturalmente, resultando em uma pequena cicatriz puntiforme. Estas pequenas marcas só ficarão evidentes se utilizar os cabelos raspados.

Implante dos Folículos:
Após a retirada do folículo com o punch, os bulbos (quando ainda há mais de um no folículo) são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas calvas, aumentar o volume nas áreas ralas e restabelecer a linha capilar da forma mais eficiente e natural possível.

Aproveitamento:

A técnica FUE tem aproveitamento menor em relação a técnica FUT, isso ocorre pois ao remover os folículos com o punch não é possível visualizar a localização exata dos bulbos, isso aumenta a possibilidade de danificá-los, tornando-os inutilizáveis. É devida a esta perda que o rendimento desta técnica é um pouco menor.

Valores:

O preço é um pouco mais elevado quando comparado ao método FUT.

Preparo dos Cabelos:

O paciente deve estar com os cabelos e couro cabeludos bem lavados e limpos para se submeter ao procedimento, além disso é necessário raspar os cabelos em toda a área doadora.

Tempo

O tempo do ato cirúrgico é cerca de 7 a 10 horas. Os fios na área transplantada começarão a crescer de 3 a 6 meses após a realização do procedimento.

Futuros procedimentos

Devido ao fato de a retirada dos folículos ser feita por entre os fios no couro cabeludo, a densidade capilar na área doadora diminui. Também devido a utilização dos punchs, é possível causar danos aos bulbos capilares ao redor da área de onde o folículo foi removido. Por esses motivos a área doadora fica comprometida para a realização de procedimentos futuros.

Avaliação

A avaliação é feita pelo próprio Dr. Luiz Paulo Barbosa, que observando o grau da calvície e qualidade da área doadora irá indicar a melhor opção, ainda assim são consideradas as preferências de cada paciente.

Técnica FUT.

Como funciona

Retirada dos Folículos:
A retirada dos folículos da área doadora é feita através de uma incisão que vai da região da nuca até as laterais do couro cabeludo, resultando em uma cicatriz linear que fica entre os cabelos, em geral, perceptível somente se usar os cabelos raspados. A sutura é feita em duas camadas, fortalecendo a tensão no subcutâneo e deixando a parte da pele do couro cabeludo (camada mais externa) menos tensionada e fechando com a sutura tipo tricofítica, detalhes que resultam em uma melhor cicatrização. Ainda assim a cicatriz final pode ser de melhor ou pior qualidade dependendo do processo cicatricial de cada um, porém na maioria dos casos é possível um reparo posterior, se necessário.

Implante dos Folículos:
Após a retirada dos folículos da faixa doadora, os bulbos capilares são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas calvas, criar volume nas áreas ralas e restabelecer a linha capilar da forma mais eficiente e natural possível.

Aproveitamento

A técnica FUT permite visualizar os bulbos ao separá-los individualmente, sem qualquer dano ao bulbo vizinho, por isso o aproveitamento da faixa doada é acima de 90% dos bulbos retirados e a área doadora tem a densidade preservada.

Valores

O preço é mais acessível quando comparado ao método FUE.

Preparo dos Cabelos:

O paciente deve estar com os cabelos e couro cabeludos bem lavados e limpos para se submeter ao procedimento, fora isso não é necessário qualquer outro preparo.

Tempo

O tempo do ato cirúrgico é cerca de 6 a 8 horas. Os fios na área transplantada começarão a crescer de 3 a 6 meses após a realização do procedimento.

Futuros procedimentos

Não compromete a área doadora para possíveis procedimentos futuros.

Avaliação

A avaliação é feita pelo próprio Dr. Luiz Paulo Barbosa, que observando o grau da calvície e qualidade da área doadora irá indicar a melhor opção, ainda assim são consideradas as preferências de cada paciente.

 

 

 

MMP

O MMP (microinfusão de medicamentos na pele) é um método auxiliar no tratamento e prevenção da calvície. A aplicação de medicamentos, como fatores de crescimento, vitaminas, bloqueadores enzimáticos e outros ativos, estimula o metabolismo do couro cabeludo. Esse microagulhamento proporciona força e brilho aos fios, além de auxiliar no tratamento e prevenção da queda de cabelos e/ou alopecia. O procedimento é realizado sem nenhum tipo de anestesia por ser pouco invasivo. São agulhas de 1 mm de profundidade que atingem somente a camada superficial da derme.

O número de sessões varia de acordo com a necessidade e o problema a ser tratado! O intervalo entre cada uma delas deve ser de, no mínimo, um mês.

 

Outros Procedimentos

Transplante de Barba e Bigode

Como funciona

Para o transplante de barba, da mesma forma que o transplante capilar, as técnicas FUT e FUE são possíveis para a remoção dos folículos a serem transplantados.

Similarmente, após a retirada dos folículos, seja pelo método FUT ou FUE, os bulbos são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas falhas, aumentar o volume ou mesmo desenhar por completo a linha da barba.

Redução da Testa / Frontoplastia

Como funciona

É possível fazer a redução da testa utilizando o transplante capilar. Neste caso, os bulbos capilares removidos da área doadora serão usados prioritariamente para este avanço da linha capilar. Ambas as técnicas, FUT ou FUE, já descritas mais acima, podem ser utilizadas.

Uma outra possibilidade bastante eficiente para os que desejam reduzir a fronte é a remoção da pele excedente fazendo uma incisão próxima à linha capilar. A incisão e sutura são irregulares, acompanhando a linha do cabelo para um resultado natural e cicatriz discreta. A grande vantagem desta técnica em relação ao transplante capilar é que o resultado é instantâneo. Saiba mais sobre a técnica aqui.

Para os casos em que as entradas, ou a própria fronte, são muito proeminentes, é comum usarmos a combinação das duas técnicas para chegar ao melhor resultado possível.

Transplante de Pelos para a Região Torácica

Como funciona

Para o transplante de pelos na região torácica, da mesma forma que o transplante capilar, as técnicas FUT e FUE são possíveis para a remoção dos folículos a serem transplantados.

Similarmente, após a retirada dos folículos, seja pelo método FUT ou FUE, os bulbos são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas falhas, aumentar o volume ou mesmo desenhar por completo a disposição dos pelos na região torácica.

 

Transplante de Sobrancelhas

Como funciona

Para o transplante de sobrancelhas, da mesma forma que o transplante capilar, as técnicas FUT e FUE são possíveis para a remoção dos folículos a serem transplantados.

Similarmente, após a retirada dos folículos, seja pelo método FUT ou FUE, os bulbos são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas falhas, aumentar o volume ou mesmo redesenhar por completo a linha da sobrancelha.

Observação: é importante mencionar que o fio transplantado mantém as características originais do cabelo na área doadora, ou seja, fios de cabelo transplantados para as sobrancelhas precisarão ser aparados.

Tempo de cirurgia: até 4 horas.

 

Transplante de Cílios

Como funciona

Similarmente, após a retirada dos folículos, seja pelo método FUT ou FUE, os bulbos são separados e inseridos um a um, com o cuidado para manter o ângulo natural dos cílios em relação às pálpebras, preencher as áreas falhas, aumentar o volume ou mesmo redesenhar por completo a linha dos cílios.

Observação: é importante mencionar que o fio transplantado mantém as características originais do cabelo na área doadora, ou seja, fios de cabelo transplantados para os cílios precisarão ser aparados.

Tempo de cirurgia: até 3 horas.

Transplante de Pelos para a Região Pubiana

Como funciona

Para o transplante de pelos na região pubiana, da mesma forma que o transplante capilar, as técnicas FUT e FUE são possíveis para a remoção dos folículos a serem transplantados.

Similarmente, após a retirada dos folículos, seja pelo método FUT ou FUE, os bulbos são separados e inseridos um a um, com o cuidado para preencher as áreas falhas, aumentar o volume ou mesmo redesenhar por completo a disposição dos pelos na região púbica.

 

Menu

DrPaulo

Sobre o Dr Luiz Paulo
CRM 17080 | RQE 20366

Cirurgia plástica, transplante capilar e estética

Formado em 1971 na Universidade Federal do Pará, exerce a cirurgia plástica em São Paulo desde o final da residência em dezembro de 1975.

Residência em Cirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa no serviço do Dr. John Woisky de janeiro de 1973 a dezembro de 1975. Participou como estagiário da Clínica do Dr. Ivo Pitangui durante o ano de 1976.

  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Especialista em cirurgia plástica pela Associação Médica Brasileira
  • Membro da International Society of Aesthetic Surgery desde 1981
  • Membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar
  • Membro da ISHRS (Internacional Society of Hair Restoration Surgery) (Transplante Capilar)
  • Mais de 12.000 procedimentos realizados ao longo da carreira
  • Mais de 4.000 procedimentos de transplante capilar realizados
  • Mais de 30 anos de experiência em transplante capilar

Em nossa clínica o responsável por todos os tratamentos cirúrgicos é o Dr. Luiz Paulo Barbosa. O paciente é atendido por ele desde a consulta médica, até o tempo que precisar para concluir o tratamento e acompanhamento pós-operatório.
As cirurgias são todas realizadas exclusivamente pelo Dr. Luiz Paulo e sua equipe de auxiliares, não trabalhamos com nenhum tipo de intermediação.

Dr. Luiz Paulo Barbosa é pioneiro em transplante capilar no Brasil.
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar e do Internacional Society of Hair Restoration Surgery, possui 40 anos de experiência nas técnicas de transplante de cabelo e barba, além da cirurgia de avanço da linha do cabelo ou redução da testa.

 

Agende uma consulta

Agende agora uma consulta com nosso especialista.